SINTAF     -     Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira - sintaf@sintaf.pt     -    Telef. 218 124 992

Quem somos?

O SINTAF-Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira é um sindicato nacional, destinado a representar trabalhadores da banca e de outras unidades do sector financeiro.

Alicerça a sua ação nos princípios da liberdade, da democracia, da independência, da unidade e da solidariedade, através da prática de um sindicalismo de massas assente numa conceção de sindicalismo participado.

O que fazemos?

Celebramos convenções coletivas de trabalho e outros acordos de interesse para os associados; participamos na elaboração da legislação do trabalho e na sua implementação. Procuramos fiscalizar a forma como as leis do trabalho, os instrumentos de regulamentação coletiva e outros regulamentos do trabalho são aplicados do ponto de vista da defesa dos interesses e dos direitos dos  trabalhadores. Prestamos assistência sindical, jurídica ou outra aos associados nos conflitos resultantes de relações ou acidentes de trabalho bem como de doenças profissionais.

O que é a banca?

(Resposta em forma de poema de Ary dos Santos)

Lutar por melhores condições de vida e trabalho.

O trabalho e os trabalhadores têm de ser valorizados e não tratados como peças descartáveis.
A luta dos trabalhadores continua a ser, como sempre, elemento decisivo para resistir, defender, repor e conquistar direitos.
É o primeiro acto de participação sindical de um trabalhador.

Ter voz activa nos locais de trabalho e na sociedade

O SINTAF possibilita aos trabalhadores seus associados ter uma voz activa capaz de representar e defender o colectivo de trabalhadores.
O desequilíbrio existente na relação de forças entre a administração e os trabalhadores é reduzido se estes estiverem sindicalizados.

Combatemos a precariedade

Os trabalhadores com vínculos precários vivem entre o despedimento fácil e a não renovação do contrato de trabalho - são vítimas de ameaças constantes - sujeitos a diversos constrangimentos, chantagens e perseguições - estão mais expostos à exploração laboral e a salários mais baixos. Trabalham e vivem com medo de serem substituídos. A resolução dos problemas dos trabalhadores passa pela sua unidade, organização e pela contratação colectiva que o SINTAF propõe.