Os trabalhadores bancários estão com uma forte pressão sobre os seus postos de trabalho.

A digitalização e os avanços tecnológicos, nomeadamente a Inteligência artificial, tem, nos últimos anos, entrado nas empresas ajudando na obtenção de lucros recorde de todo o sector financeiro, os trabalhadores por seu turno não vêem espelhados no seu salário esse elevados rendimentos, conseguido através de milhares de horas de trabalho extraordinário, muito dele não pago.

Os aumentos de comissões junto dos clientes, colocam os trabalhadores da rede em confronto com estes mesmos clientes, tendo que justificar aumentos. Beneficiam os acionistas, aumentando os seus lucros próprios em detrimento dos salários pagos aos trabalhadores. Estes elevados lucros das Instituições da Actividade Financeira não justificam os custos operacionais, custo do trabalho nem o serviço prestado à população.

Um sector financeiro onde os lucros se medem em milhões, os trabalhadores da actividade financeira, os bancários, os técnicos, constatam todos os meses que os seus rendimentos do seu trabalho são cada vez mais escassos, com os preços a aumentar mês a mês, os trabalhadores ficam sem a capacidade para saldar os seus encargos.