A Comissão Intersindical do Sintaf no Novo Banco foi ontem recebida pelo Conselho de Administração, tendo a reunião iniciado às 17h e terminando às 20h, estando presentes o Dr. António Ramalho, Dr. José Eduardo Bettencourt, Dr.ª  Isabel Cascão e Dr. Luis Franco. Pela Comissão Intersindical esteve presente, Rute Pires, Nuno Matos, Maria do Carmo Silva, Moisés Fernandes e Fernando Santos.

Na reunião foram debatidos os seguintes assuntos, que pensamos ser do interesse de todos os nossos sócios:

  • Programa de Transformação e Optimização, o Dr. António Ramalho informou que o plano de reestruturação do Novo Banco estava praticamente concluído até à entrada do novo accionista, estando só em falta a redução dos activos, que pensa atingir o objectivo com a venda de um conjunto de operações nomeadamente a Seguradora NB Vida, Sucursal Venezuela, B.I. Cabo Verde, Banco Vénétie.

Não está previsto mais nenhum plano de rescisões até a entrada do novo accionista. No entanto, haverá mais reformas antecipadas e poderá haver necessidade de ajustar serviços como aconteceu recentemente no Arquivo de Palmela.

  • Venda do Novo Banco à Lone Star, o Dr. António Ramalho informou que o objectivo é que a venda esteja concluída até Novembro de 2017,  não podendo adiantar  mais pormenores.
  • Integração dos trabalhadores dos ACE’s para o Novo Banco, o Dr. José Eduardo Bettencourt informou que já houve a integração de aproximadamente 144 trabalhadores, e que ontem iniciaram a integração de mais serviços do ACE2, concretizando uma reivindicação do SINTAF desde 2011.

O processo de integração será efectuado progressivamente, conforme a possibilidade contabilística do Banco, não havendo data prevista para a sua conclusão. Questionamos as condições de integração dos trabalhadores, fomos informados que estas seriam divulgadas após a concretização das reuniões com os trabalhadores.

 

  • Relativamente aos trabalhadores da GNB Recuperação de Crédito ACE.

ü  Ainda não há previsão para a possível integração no Novo Banco, estando a situação em estudo, não sendo uma prioridade da administração.

ü  Foi-nos assegurado que a Recuperação de Crédito é uma área fundamental para o Novo Banco. É uma área a melhorar e com muito trabalho no presente e futuro.

ü  O SINTAF entregou o documento realizado em 2014, entregue aos anteriores administradores, com propostas de melhorias para o funcionamento da DRCR. Esta Administração demonstrou grande interesse no seu conteúdo, prometendo analisá-lo .

 

  • O SINTAF demonstrou a sua disponibilidade para analisar e negociar a integração dos trabalhadores.

 

O SINTAF encontra-se disponível para todos os sócios, com o compromisso de manter actualizada a informação que obtemos, com a garantia de que a mesma seja oficial e de fonte fidedigna.